MP denuncia ex-presidente da Câmara de Cantagalo

Câmara de Cantagalo (Foto: Rede Social)

O Ministério Público (MP) do Paraná ofereceu denúncia criminal contra o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cantagalo (2013-2014), Estevão Damiani Junior, e outros cinco réus pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitação, peculato e falsificação de documentos. Os atos foram apurados na Operação Cosa Nostra, que investiga a atuação de agentes públicos em diversos atos de improbidade administrativa.

Os demais réus são o ex-diretor-geral da Câmara (2013-2014) Valmor Carneiro de Oliveira Júnior, o ex-contador terceirizado da Casa Maicon Oarlin Okonoski e três pessoas ligadas a três empresas com participação nos crimes (João Paulo Andreiv, Noroaldo Lima de Souza e Claudinei Alexandre Tozzo). De acordo com a Promotoria um esquema de fraudes em licitações foi encontrado durante as investigações de desvio de dinheiro por diárias da Câmara.

Durante a investigação contatou-se que o grupo formava “carteis”, para participarem da tomada de preços das licitações e ganharem de forma fraudulenta. Ainda conforme a Promotoria, “um verdadeiro esquema de fraudes em licitações, emissão de orçamentos falsificados, notas frias, pagamentos em duplicidade e a mais variada gama de ilegalidades. Em alguns casos, o abuso era de tal ordem que as despesas sequer eram contabilizadas e empenhadas pelos agentes”.

De acordo com a apuração da Promotoria de Justiça de Cantagalo, os denunciados fraudaram processos licitatórios com o propósito de obter vantagem indevida. Verificou-se que as empresas simulavam concorrência, quando na realidade atuavam como um cartel com o objetivo de direcionar os vencedores dos certames promovidos pelo Legislativo. A partir das fraudes, os agentes públicos e os sócios-proprietários das empresas envolvidas recebiam recursos desviados dos valores que deveriam ser destinados aos pagamentos por serviços que muitas vezes sequer eram prestados.

Via Central Sul News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid