Bolsonaro comenta vitória de Petro na Colômbia: “ex-guerrilheiro do MIR”


Petro será o primeiro presidente de esquerda da história do país 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante conversa com seus apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada, na manhã desta segunda-feira, 20, comentou sobre a vitória de Gustavo Petro nas eleições presidenciais colombianas, ocorridas ontem. 

Petro foi eleito com uma margem apertada de 50,44% dos votos válidos no segundo turno, apesar de mais de 40% de abstenções. Na Colômbia, o voto não é obrigatório e sim facultativo.

– É um ex-guerrilheiro do MIR, Movimento de Esquerda Revolucionário – disse resumidamente Bolsonaro.

Embora o presidente declarar que Petro pertenceu ao “MIR”, ele fez parte do grupo terrorista comunista M-19. Bandeiras do grupo tremularam ontem na comemoração da vitória de Petro. 

Este grupo apareceu na primeira temporada da série Narcos da Netflix, estrelada pelo esquerdista Wagner Moura em que interpreta o traficante Pablo Escobar. O M-19 é contratado por Escobar para invadir o Palácio da Justiça em Bogotá e incendiar processos judiciais contra narcotraficantes, deixando um rastro de mortes de agentes de segurança e destruição das estruturas do prédio por bombas. 

Isso se deu após sicarios  (assassinos) que trabalhavam para Escobar matarem membros do grupo terrorista M-19, que teriam sequestrado Martha Nieves, com 26 anos na época, filha do narcotraficante Fabio Ochoa Restrepo, aliado de Escobar no Cartel de Medellín em 1981. A ação ficou conhecida como o grupo “muerte a los secuestradores”. 

Na cena, um líder do M-19 entrega a espada do conquistador Simon Bolívar em forma de presentar Escobar, com receio de ser morto pelo traficante. Escobar resolve poupar sua vida e o “contrata” para aterrorizar na sede da Corte máxima colombiana. 

Posição oficial 

Bolsonaro e o Ministério das Relações Exteriores não se pronunciaram oficialmente até o momento sobre o resultado das eleições colombianas. Petro foi eleito presidente da Colômbia com margem apertada, de 50,44% dos votos válidos no segundo turno, e derrotou o populista de direita Rodolfo Hernández. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), por sua vez, desejou mais cedo sorte ao vencedor.

Lula e o sequestro de Abílio Diniz 

Aos apoiadores presentes, Bolsonaro também comentou a declaração de Lula de que teria, em 1998, intercedido junto ao então presidente Fernando Henrique Cardoso e ao então ministro da Justiça Renan Calheiros (MDB) em favor dos sequestradores de Abílio Diniz, presos desde 1989, ano do crime.

– Deu recado aos narcotraficantes e bandidos do Brasil que estamos juntos, entenderam? – afirmou o presidente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid