“Democracia”: STF pode mandar fechar um jornal pela primeira vez na história do Brasil


Folha do Espírito Santo corre o risco de ser fechada a mando do ministro Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que extinguir o jornal Folha do Espírito Santo, começando a tirar o seu site do ar. Apesar disso, o site continua funcionando, mas a determinação deve ser cumprida mesmo que seja considerada inconstitucional. 

A ordem é diante do famigerado inquérito das fake news, conhecido também como “inquérito do fim do mundo”. Essa é a primeira vez que Moraes usa o inquérito, considerado inconstitucional por juristas, para tirar do ar veículos de imprensa.

Site da Folha do Espírito Santo permanece no ar. (Imagem: reprodução)

A decisão de Moraes inclui mandados de apreensão e prisão para pessoas físicas do Estado do Espírito Santo, entre elas o jornalista Jackson Rangel Vieira, que trabalha na Folha do Espírito Santo; o pastor Fabiano Oliveira; o microempresário Maxcione Pitangui de Abreu; e o vereador Armandinho Fontoura, futuro presidente da Câmara Municipal de Vitória.

Entre os mandados de busca e apreensão, por ordem de Moraes, a Polícia Federal bateu à porta das casas e dos gabinetes dos deputados estaduais Capitão Assumção (PL) e Carlos Von (DC). Ambos não podem conceder entrevistas, tiveram as contas bancárias bloqueadas e não podem usar as redes sociais. Os dois também estão usando tornozeleiras eletrônicas. O processo está correndo sob sigilo.

Acesse o site da Folha do Espírito Santo: https://www.folhadoes.com/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid