STF rejeita ação de Bolsonaro contra Moraes por abuso de poder


O pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar uma ação do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o relator da investigação das fake news.

Os ministros que seguiram a decisão de Dias Toffoli em rejeitar a ação foram Ricardo Lewandowski, Carmen Lucia, Luis Edson Fachin, Luís Fux e Luís Roberto Barroso. Moraes não pode votar nesta ação porque é uma das partes afetadas.

Em processos criminais instaurados no STF, Bolsonaro acusou Moraes de abusar de seus poderes na investigação. O presidente chamou a investigação de “infundada”. A investigação começou com ele, após interrogar a segurança do processo eleitoral, durante uma transmissão ao vivo em julho de 2021. 

Não há possibilidade de enquadrar as condutas atribuídas a nenhuma das personalidades modelo citadas ”, afirmou.

A decisão dos membros do STF já era esperada, pois agem politicamente desde quando favoreceram a soltura de Lula e durante a campanha eleitoral, só deram decisões favoráveis a coligação do petista. Fora o que aconteceu na votação em que culmina milhares de protestos ininterruptos em frente aos quartéis do Exército por vários cantos do Brasil há mais de um mês.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid