PF faz operação que investiga governador do Acre e apreende R$ 120 mi em bens


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 09, a Operação Ptolomeu III, que investiga uma suposta organização criminosa envolvida em ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro no governo do Acre. 

A ação foi criada em 2021 e investiga a alta cúpula do poder, incluindo o governador Gladson Cameli (PP). 

Cerca de 300 policias cumprem 89 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.

Nesta terceira fase das investigações, a PF busca resgatar parte dos valores desviados dos cofres públicos, onde o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinou bloqueio de R$ 120 milhões em contas bancárias e bloqueio de aeronaves, casas e apartamentos de luxo – que seriam resultados dos crimes.  

O STJ ainda decretou prisões e medidas cautelares aos investigados, como suspensão do exercício da função pública, proibição de acesso a órgãos públicos, impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do País, com a entrega de passaportes no prazo de 24 horas. 

Nesta fase, o governador não é alvo de prisão, mas deverá entregar seu passaporte em 24 horas, conforme a decisão judicial. 

"Não devo, não temo e quero que fique até o final, se tiver coisa errada vai para a rua [o servidor] e tem que prestar contas à sociedade, porque é dinheiro público", afirmou Cameli à TV Globo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid