Após imagens do 8 de janeiro, Lula ‘foge’ antecipando viagem à Portugal

Planalto não informa, mas presidente quer fugir da instalação da CPMI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai viajar nesta quinta-feira, 20, para Portugal, antecipando a viagem que estava programa para terras lusitanas programada para a próxima semana. 

Lula só tem agenda oficial de compromissos no sábado em Lisboa, onde se encontrará com o presidente Marcelo Rebelo e o primeiro-ministro Antonio Costa. No domingo, Lula terá uma programação “reservada” com sua Janja. 

Oficialmente, o Planalto não informou o motivo dessa viagem antecipada, mas algo que pode ter provocado tal decisão foi a revelação de novas imagens das invasões do dia 8 de janeiro, onde aparece o agora ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, praticamente transitando junto aos vândalos que invadiram o palácio do Planalto – além do Congresso e do STF. Gonçalves Dias era um dos aliados mais próximos de Lula e já serviu aos primeiros governos dele e de Dilma Rousseff. 

De acordo com o Planalto, além de Portugal, Lula deverá visitar a Espanha. Entre os objetivos da viagem, está o relançamento das relações com a União Europeia. Em Madrid, entre os dias 25 e 26, o presidente brasileiro terá encontros com o rei Filipe VI e o presidente do governo, o socialista Pedro Sánchez.

Justamente no dia 26 de abril, deverá ser instalada a CPMI do 8 de janeiro no Congresso, agora com amplo apoio até da base governista, que virou a “chavinha” após as imagens reveladoras que reforçam a tese que infiltrados provocaram o vandalismo. Os governistas/esquerdistas pretendem usar de artimanhas para jogar a culpa nos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid