STF faz primeira decisão contra o governo Lula: Moraes manda quebrar sigilo de todas as imagens do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira, 21, a quebra do sigilo das imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. As informações são da Jovem Pan. 

O magistrado, que é relator do inquérito sobre os atos de 8 de Janeiro, pede que o material seja enviado ao Supremo em até 48 horas. No despacho, Moraes destaca o envio de “todo o material existente” registrado no edifício naquele dia. O pedido do ministro revela que, mesmo sob inquérito aberto, o Supremo não detinha o acesso aos vídeos na íntegra, o que pode configurar obstrução de Justiça. 

Moraes estipula, ainda, que a Polícia Federal, também no prazo de 48 horas, realize os depoimentos de todo os servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República identificados nas imagens durante a invasão e encaminhados para aferição das condutas individuais.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais neste feriado, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO)  afirma que a decisão de Moraes pode ser o começo do fim do governo Lula e que o plano Alckmin já está em andamento.  

Posição do governo

Após a decisão de Moraes, o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, afirmou nesta sexta-feira que vai tornar públicas todas as imagens do dia 8 de janeiro. Cappelli afirmou que trabalhará no caso neste sábado, 22. 

“Seguiremos trabalhando no GSI amanhã a partir da s9h para dar cumprimento às determinações do ministro Alexandre de Moraes. Enviaremos ao STF o material solicitado e tornaremos públicas TODAS as imagens do dia 8/01”, afirmou Ricardo Cappelli.

CPMI

Após semanas relutando, forçando retiradas de assinaturas e brigando em intermináveis discussões contra os parlamentares de oposição para a criação da CPMI sobre o 8 de janeiro, agora o governo Lula está trabalhando junto sua base aliada para assinar o requerimento de abertura, que deverá ser lida na próxima quarta-feira, 26, pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid