STF faz maioria para condenar Collor a 33 anos de cadeia

Fernando Collor durante sessão da Comissão de Relações Exteriores em 2019 — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Arquivo

A pena ainda será definida. Fachin pediu 33 anos em regime fechado para o ex-presidente da República (1990-1992) 

O Supremo Tribunal Federal (STF) fez maioria para condenar o ex-presidente Fernando Collor de Mello em uma ação que é acusado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa – curiosamente pelo âmbito da Operação Lava Jato. 

Os ministros Luiz Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia, André Mendonça e Alexandre de Moraes acompanharam o voto do relator, Edson Fachin, para sentenciar o senador por ter usado sua ‘influência política’ na BR Distribuidora para viabilizar contratos da UTC Engenharia.

A pena ainda será definida. Fachin pediu 33 anos em regime fechado para o ex-presidente da República (1990-1992).

Cármen, Fux, Barroso, Alexandre seguiram integralmente o voto de Fachin. Já o ministro André Mendonça divergiu em parte sobre a acusação de organização criminosa – defendeu que Collor seja sentenciado por associação criminosa.

O STF que livrou Lula e tantos outros das condenações da Lava Jato, escolheu sentenciar Collor, que curiosamente, apoiou Jair Bolsonaro (PL) na campanha de 2022. Até então, esse processo estava paralisado na Corte. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid