Enfim, Gonçalves Dias é convocado para a CPMI

Gonçalves Dias omisso durante a invasão do Planalto no 8 de janeiro (Reprodução: CNN Brasil)

Coronel Jean Lawand Junior, que trocou mensagens com Mauro Cid, também foi convocado

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula, general Gonçalves Dias, teve sua convocação aprovada pelos integrantes da CPMI do 8 de janeiro em reunião realizada nesta quarta-feira, 20. 

O general ficou famoso após ser flagrado em imagens divulgadas pela CNN onde aparece omisso na invasão ao Planalto no dia 8 de Janeiro – com sua equipe servindo água e orientando os passos dos invasores. G. Dias também terá que explicar sobre as mudanças em um relatório da Abin enviado ao Congresso durante sua gestão. O documento omitiu informações sobre a comunicação a membros da alta cúpula da segurança pública – dentre eles o ministro da Justiça Flávio Dino, sobre as ameaças de invasão aos prédios dos Três Poderes dias antes. 

Também foi convocado coronel Jean Lawand Junior, militar flagrado em investigação da PF em conversas com teor de golpe com Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. 

Lawand Junior virou alvo dos governistas após a divulgação das conversas. Já G. Dias, será o alvo dos questionamentos dos deputados membros da oposição. 

O coronel se tornou alvo dos governistas após revelações das conversas com o ajudante de ordens de Bolsonaro; ex-ministro do GSI, por sua vez, está na mira da oposição por suspeitas de omissão

Um terceiro convocado, Saulo Moura da Cunha, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também teve sua convocação aprovada. Ele foi apontado como omisso dos atos e foi exonerado assim que a agência foi remanejada para se submeter à ordens da Casa Civil. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid