Mudando de lado: PP e Republicanos terão ministérios no governo Lula

Deputados André Fufuca (PP-MA) Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) Fotos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

As pastas que serão entregues ao Centrão serão decididas pelo presidente

O PP e o Republicanos – partidos que fizeram parte da coligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, terão ministérios dentro do governo Lula. A novidade foi anunciada pelo líder o governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), nesta terça-feira, 18, após reunião no Palácio do Planalto.

O encontro foi promovido pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que na parte da manhã já tinha se encontrado com o deputado federal André Fufuca (PP-MA) e horas depois, com o deputado federal Sílvio Costa Filho (PE).

Os dois nomes que participaram das reuniões são os cotados que devem receber um ministério, marcando assim a integração do governo Lula com partidos do Centrão – visando enfraquecer a oposição. 

A decisão final sobre esses nomes será tomada pelo próprio presidente nos próximos dias, quando Lula retornar de viagem da Europa, onde participa de um encontro com países latinos, caribenhos e europeus.

Em declaração ao jornal O Globo, Guimarães afirmou que presidente ainda não bateu o martelo e não deliberou nada sobre os novos ministros. “Cabe ao presidente, que está com todas as fichas do jogo, com base no diagnóstico, fazer as mudanças e indicar quem ele quiser. Não cabe a nós” – informou o deputado, conhecido como “Capitão Cueca”. 

Em 2002, o então assessor do deputado José Guimarães, José Adalberto Vieira da Silva, foi flagrado com 100 mil dólares na cueca no aeroporto de Congonhas em 2005. Ele também carregava R$ 200 mil em uma mala e foi preso no local. O episódio se deu em meio aos escândalos do mensalão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid