Toffoli anula processos de suspeição de juiz lulista que substituiu Moro

Juiz federal Eduardo Appio (Foto: Reprodução)

O juiz federal Eduardo Appio tinha assumido o lugar de Sergio Moro e queria anular os processos da Lava Jato 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou anular a ação de suspeição do juiz Eduardo Appio em processos ligados à Operação Lava Jato. Além disso, suspendeu o procedimento administrativo aberto contra Appio pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

O juiz tinha assumido a cadeira após o senador Sergio Moro (União-PR), mas foi afastado anteriormente pelo Conselho do TRF-4, acusado de ameaçar o filho do desembargador federal Marcelo Malucelli. 

A denúncia relatou que a ameaça partiu de um número desconhecido e a pessoa se identificou como um servidor da Justiça Federal, porém, sem registro real de tal funcionário. 

Ao justificar a decisão, Toffoli declarou que “a nulidade in totum da decisão na Exceção de Suspeição… ILEGALMENTE EXARADA pelo TRF da 4ª Região.” O ministro orientou que todos os procedimentos administrativos relacionados a Appio e à Lava Jato devem ser encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uma análise conjunta.

No contexto deste caso, foi relevante destacar que Appio, além das acusações de ameaça, enfrentou críticas devido a seu posicionamento em relação à Lava Jato, seu apoio ao presidente Lula na última eleição, doações à campanha do PT e declarações contra Moro. 

O login de Appio no sistema de processos da Lava Jato era “LUL2022” e afirmou que era uma forma de “protesto” pelas “prisões ilegais” ocorridas na Operação Lava Jato, dentre elas a de Lula – qual o mesmo juiz doou R$ 13,00 para para a campanha do candidato de esquerda em 2022. 

A relação do pai de Toffoli com a Odebrecht, também influenciou a decisão anterior de afastamento.

Via Hora Brasília | Editado por Portal 57

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid