Ministro Fux do STF abre inquérito contra André Janones

André Janones, aliado de Lula (Foto: Câmara Federal/Divulgação)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou no final da tarde desta segunda-feira, 04, um requerimento que investiga o deputado federal André Janones (Avante-MG), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), após a denúncia e surgimento de áudios que alegam que o parlamentar cometeu “rachadinha” com os salários de seus assessores. As informações são do portal Hora Brasília

A investigação tem um prazo de 60 dias para ser concluso e agora Janones terá que apresentar defesa. A decisão do ministro se deu a áudios revelados por um ex-assessor de Janones em que ele pede parte dos salários dos seus funcionários na Câmara Federal para pagar despesas da campanha de 2016, quando foi candidato à prefeitura de Ituiutaba (MG). 

Fux em seu despacho enfatiza a necessidade de esclarecer os fatos e a natureza da materialidade dos áudios e das acusações feitas contra o parlamentar, atual aliado do presidente Lula (PT). 

O objetivo das investigações é reunir evidências que clarifiquem as condutas investigadas, fundamentando a continuidade do processo penal ou a suspensão da perseguição penal na ausência de indícios de atos ilícitos.

A pedido de Fux, a Polícia Federal também irá conduzir o inquérito, marcando já o depoimento de Janones e dos demais envolvidos, entre assessores e ex-assessores, principalmente da figura de Cefas Luiz Paulino, que é jornalista, ex-assessor de Janones e que divulgou os áudios. 

Fux também em seu despacho solicita uma lista completa de todos os funcionários que já atuaram ou ainda atuam no gabinete de Janones. Também serão requisitados registros de acesso dos servidores à Câmara, horários de entrada e saída, históricos profissionais, atos de nomeação, exoneração, declarações de parentesco e informações financeiras, incluindo salários, assim como registros de controle de frequência dos funcionários do gabinete.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid