Lula manda embaixador em Israel voltar ao Brasil

O presidente de esquerda Lula (PT) decidiu convocar o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, devido à crise diplomática causada por comparações de Lula entre ações de Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto. Meyer chegará ao Brasil nesta quarta-feira (21) e permanecerá aproximadamente dez dias. Embora Lula tenha optado por convocar Meyer, ele não planeja removê-lo do cargo, pelo menos por enquanto.

Israel convocou Meyer para uma reprimenda após as declarações de Lula, que geraram uma crise diplomática entre ambos os países. Lula exagerou e errou ao fazer essa comparação, conforme admitiram diplomatas no Itamaraty e assessores palacianos. No entanto, Lula relutou em estender um pedido de desculpas, como solicitou o governo de Israel.

Embaixador Meyer enfrentou uma situação difícil ao ser colocado num "armadilha" pois não fala nem compreende hebraico e foi exposto diante das câmeras, sem poder esboçar reação, enquanto ao seu lado o chanceler israelense, Israel Katz, declarava que Lula era considerado persona non grata no país.

Katz confirmou que Lula é considerado persona non grata em Israel até que ele se desculpe pelas declarações. Isso marca uma ruptura na relação entre Brasília e Tel Aviv, que tinha sido melhor sob o governo de Jair Bolsonaro e Benjamin Netanyahu.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid