Ataque terrorista mata 40 pessoas em Moscou; Estado Islâmico assume o ataque; Vídeo

Imagens mostram os ataques dos terroristas no shopping a 20 km do Kremlin, em Moscou (Reprodução)

Um tiroteio ocorrido em uma sala de concertos localizada em um shopping perto de Moscou, Rússia, resultou em mortes e ferimentos na sexta-feira (22), de acordo com relatos da mídia local.

O ataque resultou na morte de pelo menos 40 pessoas e mais de 100 ficaram feridas, conforme informações do FSB, o serviço de segurança russo.

Segundo os primeiros relatos, um grupo de pelo menos quatro indivíduos armados e vestidos com uniformes táticos disparou contra a multidão na sala de concertos, onde as pessoas aguardavam um show da banda de rock russa Picnic.

Vídeos da sala de concertos mostram pelo menos quatro atiradores disparando contra a plateia em pânico, que tentava escapar.

Várias explosões foram ouvidas e um grande incêndio eclodiu no prédio, causando o colapso de parte do telhado perto do teatro.

Aproximadamente 100 pessoas foram resgatadas no topo do shopping, de acordo com as autoridades de resgate. A mídia estatal informa que ainda há pessoas presas no telhado do prédio aguardando resgate.

Há preocupações de que um dos andares possa desabar.

Um vídeo obtido pela Reuters mostra um grande incêndio e fumaça saindo do salão em Krasnogorsk, um subúrbio de Moscou, onde o ataque ocorreu.

Vários grupos de forças especiais russas entraram no prédio.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque em seu canal no Telegram, segundo a Reuters. No entanto, a autoria ainda não foi confirmada. O governo russo ainda não se pronunciou sobre isso.

A postagem do grupo islâmico não foi verificada independentemente.


Comunicado atribuído ao Estado Islâmico assumindo o ataque em Moscou 


O grupo, também conhecido como ISIS, realizou ataques em vários países. No entanto, o correspondente de segurança da BBC, Gordon Corera, observa que o grupo, às vezes, assumiu a responsabilidade por ataques com os quais não teve envolvimento.

Em 7 de março, o FSB da Rússia afirmou ter impedido um ataque a uma sinagoga em Moscou que estava sendo planejado por uma célula do Estado Islâmico.

O FSB informou que os agressores abriram fogo durante a tentativa de prisão e foram "neutralizados pelo fogo de retorno", mas poucos detalhes foram fornecidos sobre esse caso.

O governo russo classificou o incidente como um "ataque terrorista". Policiais e bombeiros estão no local acompanhando o caso.

Imagens nas redes sociais mostram homens armados dentro do shopping.

"Todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para prestar assistência às pessoas afetadas pelo ataque terrorista", disse o FSB em nota.

O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, descreveu o ataque como uma "terrível tragédia". O Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou o incidente como "um ataque terrorista sangrento".

Alguns relatos sugerem que possivelmente pelo menos um dos atiradores tenha escapado e esteja sendo procurado pela polícia.

O fogo consumiu o telhado e a fachada do shopping e fumaça e chamas são visíveis no horizonte do centro de Krasnogorsk.

Um correspondente da agência de notícias estatal Tass relatou que cerca de um terço do prédio foi incendiado.

Outros relatos falam de explosões em que o vidro dos dois últimos andares da estrutura foi quebrado pela força do incêndio.

Há suspeitas de que parte do telhado próximo ao teatro tenha desabado.

Acredita-se que algumas das pessoas que tentaram escapar dos atiradores tenham fugido para o porão e outras para o telhado.

Cerca de 50 ambulâncias foram enviadas ao local, segundo a imprensa russa.

Entre os feridos no tiroteio estavam crianças, que participavam de uma competição de dança de salão quando o tiroteio começou, segundo uma autoridade local de Moscou em entrevista a uma agência de notícias russa. Os pais desses jovens também estavam presentes.

A banda de rock Picnic emitiu um comunicado informando que todos os membros e a equipe estão "vivos e seguros".

"Ocorreu uma tragédia cuja escala ainda não podemos avaliar", afirmou o comunicado.

O Ministério da Cultura informou que neste final de semana foram cancelados todos os eventos culturais e shows na Rússia. 

Assista (aviso de cenas fortes): 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid