Vice-prefeito de Colombo continua afastado desde fevereiro após operação da PF

  Professor Alcione Luiz Giaretton, vice-prefeito e secretário afastado de Colombo (Foto: Colagem)

O vice-prefeito e secretário de Educação de Colombo, Professor Alcione Luiz Giaretton, em fevereiro foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e desde então continua afastado das suas atribuições devido a investigação. A ação, na época denominada Operação Liber, teve como objetivo desarticular uma estrutura criminosa envolvida no direcionamento de licitações e sobrepreço de livros infantis.

De acordo com informações da PF, na época, a Justiça autorizou o bloqueio de R$ 2 milhões em bens, incluindo veículos e imóveis de Alcione Luiz Giaretton. A operação mobilizou mais de 20 policiais federais em Curitiba e Colombo, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão.

Os crimes investigados incluem corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais. Se condenados, os envolvidos podem enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 33 anos de prisão. O termo "Liber", de origem latina e significando "livro", foi escolhido para representar o meio pelo qual os agentes criminosos buscavam enriquecimento ilícito, utilizando a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para desviar recursos públicos.

Na época a imprensa tentou entrar em contato com o vice-prefeito para obter explicações, mas não obteve sucesso. Em nota, a prefeitura de Colombo comunicou que recebeu a notícia com surpresa e, diante do ocorrido, Alcione Luiz Giaretton foi afastado de suas funções. Além disso, um processo administrativo será instaurado para apuração das denúncias.

As autoridades policiais reuniu informações, identificou os envolvidos e interrompeu as atividades ilícitas. Outros mandados foram cumpridos pela Polícia Federal na época. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid

Mgid