Ponte Paraná-Mato Grosso do Sul: Deputado Romanelli Defende Corredor Logístico Estratégico

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) reafirmou, durante o 10º Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Regional do Extremo Noroeste do Paraná, a urgência na construção da ponte ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul. O evento, realizado em Loanda, serviu de palco para o parlamentar destacar a importância da infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Romanelli enfatizou que a ponte é “fundamental e muito importante para a região”, por criar um novo corredor logístico e reduzir o tempo de deslocamento entre os estados.

A futura ponte sobre o Rio Paraná conectará Porto São José, em São Pedro do Paraná, a Taquarussu, no Mato Grosso do Sul. De acordo com Romanelli, o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTEA) já foi concluído. O próximo passo envolve a definição do traçado, estudos de impacto ambiental e projetos de engenharia, além da restauração de quase 20 km da PR-577, conforme o deputado adiantou durante o encontro que reuniu diversas lideranças.

O projeto da ponte, com extensão de dois quilômetros, integra um plano mais amplo que inclui a duplicação da BR-376, a Rodovia do Agronegócio. Esta rodovia é vital para o escoamento da safra sul-mato-grossense pelo Paraná até o Porto de Paranaguá. O custo estimado para a construção da ponte é de R$ 350 milhões. Segundo o deputado, “O Paraná e o Mato Grosso do Sul são os estados que mais investem na agroindústria e precisam desse corredor logístico para transportar toda a produção regional”.

Romanelli ressaltou a importância do encontro em Loanda para o debate sobre o desenvolvimento regional, defendendo a união, o diálogo e o planejamento como chaves para superar desafios e criar oportunidades. “Vou seguir trabalhando junto com todos vocês para fortalecer o extremo noroeste e assegurar que as demandas tenham espaço na Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado, que também coordena a Frente Parlamentar Municipalista.

O evento, promovido pela União das Entidades do Extremo Noroeste Paranaense (Uenor) em parceria com o Comafen e a prefeitura de Loanda, também abordou temas como irrigação, o Programa Paraná Produtivo, obras de infraestrutura e a expansão de políticas estaduais e federais na região. A Uenor, que reúne representantes de diversas entidades de classe, busca promover o desenvolvimento regional em 17 cidades, incluindo Diamante do Norte, Terra Rica, e Loanda.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *