Primavera Surpreende com Frente Fria e Queda de Temperatura no Sul e Sudeste

A primavera chegou oficialmente nesta segunda-feira, 22, trazendo uma reviravolta climática para o Brasil. Uma frente fria avançou sobre o país, pondo fim a um período de calor intenso em diversas regiões. O fenômeno meteorológico promete instabilidades, chuvas e ventos fortes no Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

Uma massa de ar polar é a responsável pela queda acentuada nas temperaturas, principalmente durante as noites nas áreas mais ao sul do país, conforme informações do Climatempo. No Sul, o Rio Grande do Sul enfrenta temporais até o início da tarde, com chuvas mais localizadas no litoral. Santa Catarina e Paraná também registram pancadas de chuva e ventania.

Em Curitiba, a mínima prevista é de 5ºC, com máxima de 25ºC. Florianópolis terá variação entre 12ºC e 22ºC, enquanto Porto Alegre deve registrar temperaturas entre 9ºC e 18°C. “O avanço do ar polar trará um clima mais frio para toda a região Sul,” ressalta um especialista do Climatempo.

No Sudeste, a frente fria eleva o risco de tempestades em São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais, além da Zona da Mata. O litoral norte paulista e o sul do Rio de Janeiro podem enfrentar rajadas de vento de até 70 km/h, com potencial para transtornos. Em São Paulo, as temperaturas já estão em declínio.

Enquanto o norte e o noroeste de Minas Gerais ainda sentem o calor, o Espírito Santo terá mais nuvens e chuvas fracas nas áreas costeiras. Entre as capitais do Sudeste, a mínima será em São Paulo, com 17°C. Belo Horizonte terá máxima de 34ºC. Já no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma variação extrema entre 19°C e 43°C.

No Centro-Oeste, as instabilidades se espalham por Mato Grosso do Sul e centro-sul de Goiás, com previsão de chuvas também para Brasília e Cuiabá. O sul do Mato Grosso do Sul começa a sentir a queda de temperatura, mas o calor ainda predomina no norte do estado, em Goiás e no norte do Mato Grosso. As temperaturas devem ficar em torno dos 35ºC em Campo Grande e Cuiabá.

Nas regiões Norte e Nordeste, a umidade elevada favorece temporais no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, além de chuvas em áreas do Amapá e do Tocantins. O sudeste tocantinense enfrenta ar seco, o que aumenta o desconforto. No Nordeste, as precipitações ocorrem no litoral do Maranhão, do Ceará e da Bahia ao Rio Grande do Norte, podendo ser mais intensas entre o litoral baiano e Pernambuco. O interior nordestino permanece sob tempo seco e calor intenso.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *