Lula Revela à BBC que Ignorou Trump Após Taxas Americanas e Justifica Ausência de Diálogo

Em entrevista à BBC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu não ter buscado contato com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, como aço e alumínio. A revelação surge em meio a tensões comerciais e levanta questionamentos sobre a estratégia de comunicação do governo brasileiro na época.

Lula justificou a ausência de uma ligação direta argumentando que Trump nunca demonstrou interesse em diálogo. “Eu não tentei fazer chamada porque ele nunca quis conversar. Nunca, nunca quis conversar”, afirmou o presidente à repórter da BBC que o questionava sobre o assunto.

Ainda segundo Lula, o governo brasileiro não foi informado previamente sobre a decisão de taxar os produtos. “A informação da taxação eu recebi pela imprensa. Nem o meu Ministério das Relações Exteriores recebeu. Nem o meu ministro do Comércio”, declarou, indicando uma aparente falta de canais de comunicação diplomáticos.

Contudo, Lula mencionou o envio de uma carta oficial em 16 de maio, buscando negociações comerciais. Ele reiterou que o Brasil tentou contato diversas vezes e realizou reuniões com representantes americanos. Apesar disso, o presidente insistiu que os EUA tomam decisões unilaterais, sem abertura para o diálogo, impactando o Brasil.

Apesar da relevância da entrevista, a grande mídia nacional ainda não repercutiu amplamente as declarações de Lula à BBC. A ausência de cobertura levanta questionamentos sobre o foco e a prioridade dos veículos de comunicação em relação às políticas comerciais e diplomáticas do Brasil.

Fonte: http://www.conexaopolitica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *