A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) demonstra compromisso com a luta contra a violência de gênero ao buscar a certificação de boas práticas concedida pela ABNT. A iniciativa foi tema de reunião entre o presidente da Alep, Alexandre Curi, a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e a bancada feminina da Casa, nesta terça-feira (23). A deputada Cristina Silvestri (PP) manifestou entusiasmo com o comprometimento da Mesa Diretora.
“É um avanço importante para o enfrentamento à violência de gênero no ambiente legislativo, permitindo dar o exemplo à sociedade e ampliar a participação feminina na vida pública”, afirmou a deputada Silvestri. Durante o encontro, a secretária Leandre Dal Ponte entregou às parlamentares o Código da Mulher Paranaense Comentado, um compilado e explicação das leis estaduais de proteção aos direitos femininos.
Silvestri também ressaltou a relevância de reconhecer e incentivar iniciativas que valorizem as mulheres em diversos setores. Ela é autora da Lei 21.241/2022, que institui o Selo Empresa Amiga da Mulher no Paraná, projeto concebido durante seu período como procuradora da Mulher na Alep.
O Selo Empresa Amiga da Mulher visa a estimular e reconhecer empresas que adotam práticas organizacionais que equilibrem trabalho e família, valorizando a mulher. A Procuradoria da Mulher publica anualmente um edital de seleção com critérios para a concessão do selo, incluindo o compromisso das empresas em manter ações que promovam a igualdade de oportunidades.
“Precisamos avançar em todas as frentes: no Parlamento, no setor produtivo e na vida em sociedade. Valorizar e proteger as mulheres é investir em um futuro mais justo e equilibrado para todos”, concluiu a deputada Cristina Silvestri, reforçando a importância de um esforço conjunto na defesa dos direitos femininos.