O assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, nos Estados Unidos, serve de triste lembrete sobre a escalada da violência política. No Brasil, a onda de intolerância preocupa, com ameaças de morte direcionadas a figuras políticas que se opõem à esquerda.
Deputados federais e vereadores têm sido alvo de mensagens violentas nas redes sociais, incitando agressões e até mesmo assassinatos. As ameaças, muitas vezes explícitas, ecoam o trágico destino de Kirk, morto a tiros em setembro deste ano.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, foi ameaçado de morte por um estudante da Universidade Federal do Espírito Santo, que acabou preso pela Polícia Federal. Kim Kataguiri (União-SP) também foi alvo de declarações que desejavam o mesmo fim trágico de Kirk.
O vereador paulistano Lucas Pavanato (PL) engrossa a lista de políticos brasileiros ameaçados. Em entrevista à Revista Oeste, Pavanato relatou ter registrado boletins de ocorrência e busca identificar os autores das mensagens de ódio. “Quando uma pessoa precisa usar da violência para tentar te intimidar é porque ela já perdeu o debate”, avalia o vereador.
A Revista Oeste tem acompanhado de perto essa crescente onda de intolerância, dedicando a matéria de capa da Edição 288 ao tema. A reportagem “Vítimas da intolerância” explora a fundo os casos de ódio e desumanização contra aqueles que criticam a esquerda. A matéria completa está disponível para assinantes.
Fonte: http://revistaoeste.com