Uma boa notícia para os paranaenses: pelo quarto mês seguido, os preços de alimentos e bebidas apresentaram recuo no estado. O Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas) registrou uma baixa de 0,33% em setembro, trazendo um respiro para o orçamento familiar. Esse declínio contínuo sugere uma tendência de arrefecimento da inflação no setor.
A variação acumulada no ano aponta para um aumento de 1,51%, ficando 0,34 ponto percentual abaixo do mês anterior. Considerando os últimos 12 meses, o índice atingiu 5,98%, um alívio ainda maior com uma taxa 1,47 ponto percentual inferior à da última medição. Os dados do Ipardes refletem um cenário mais favorável para o consumidor paranaense.
De acordo com o IPR, as quedas nos meses anteriores foram de 0,53% em junho, 0,72% em julho e 0,58% em agosto. Em setembro, os destaques negativos ficaram por conta dos tubérculos e raízes, com uma expressiva queda de 11,64%, seguidos por hortaliças e verduras (-6,3%) e cereais (-2,37%). Essa variação demonstra que o consumidor pode encontrar opções mais acessíveis na hora de montar sua cesta básica.
Os principais produtos que apresentaram diminuição nos preços em relação a agosto incluem pepino, abobrinha, cebola, tomate, batata-inglesa, melancia, couve, alface e alho. Em um período mais amplo, de outubro de 2024 a setembro de 2025, cereais (-24,50%), tubérculos, raízes, legumes (-19,31%), frutas (-9,79%) e pescados (-2,12%) também registraram quedas significativas. Essa análise aprofundada revela quais categorias de alimentos estão contribuindo para o alívio no bolso do consumidor.
“O resultado estadual do IPR em setembro foi reflexo das quedas observadas em todas as localidades pesquisadas”, aponta o relatório. Em Curitiba, o índice caiu 0,35%, seguido pelas retrações de 0,34% em Londrina, 0,29% em Foz do Iguaçu, 0,27% em Maringá, 0,22% em Ponta Grossa e 0,19% em Cascavel. A queda generalizada demonstra que o alívio nos preços dos alimentos é sentido em todo o estado.
Fonte: http://massa.com.br
