O Governo do Paraná, através do programa ‘Nascer Bem Paraná’, anunciou a distribuição de 10 mil kits de maternidade para mães e bebês de famílias em situação de vulnerabilidade social em 222 municípios do estado. A iniciativa visa proporcionar um cuidado integral a gestantes, puérperas e recém-nascidos, garantindo conforto, segurança e bem-estar nos primeiros dias de vida dos bebês.
O programa, com investimento de R$ 10 milhões, busca atender às necessidades básicas de famílias em vulnerabilidade. “O objetivo é garantir que as mães e seus bebês tenham um começo de vida mais digno e com as condições necessárias para um desenvolvimento saudável”, afirma a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).
Os kits de maternidade são completos e incluem itens essenciais como carrinho de bebê (que também pode ser utilizado como berço), roupas infantis, produtos de higiene e acessórios de maternidade. Além disso, o programa também oferece itens para o bem-estar da mãe e da criança, promovendo um cuidado completo e abrangente.
As prefeituras interessadas em aderir ao programa têm até a próxima sexta-feira (17) para formalizar sua participação. Até o momento, 140 municípios já confirmaram adesão, demonstrando o grande interesse e a importância da iniciativa para as comunidades locais. A seleção dos municípios foi realizada com base em critérios técnicos e indicadores sociais.
O ‘Nascer Bem Paraná’ atenderá gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, puérperas até 30 dias após o parto e famílias inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família com renda per capita de até R$ 665 por mês. Casos de vulnerabilidade extrema, como famílias desabrigadas, crianças com deficiência ou vítimas de violência doméstica, também serão contemplados mediante relatório social das equipes municipais.
Fonte: http://massa.com.br