Brasil e EUA sinalizam fortalecimento de laços bilaterais após encontro em Washington

Brasil e Estados Unidos emitiram uma declaração conjunta na noite de quinta-feira (16), demonstrando otimismo após um encontro de alto nível realizado na Casa Branca. A reunião contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, do secretário de Estado americano, Marco Rubio, e do representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.

A nota conjunta, intitulada “Declaração Conjunta”, ressaltou o caráter positivo das discussões mantidas, abrangendo temas relacionados ao comércio e a outras questões bilaterais. O documento detalha os próximos passos a serem dados na relação entre os dois países, sinalizando um esforço coordenado para aprofundar a cooperação.

Segundo a declaração, as autoridades concordaram em colaborar em diversas frentes e estabelecer um roteiro de trabalho conjunto para o futuro imediato. Um dos pontos de destaque é o compromisso de ambas as partes em trabalhar para viabilizar um encontro entre o Presidente Donald Trump e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva “na primeira oportunidade possível”.

“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.”, diz a nota.

Em declarações à imprensa, o chanceler Mauro Vieira já havia demonstrado confiança nos resultados da reunião, descrevendo-a como “muito produtiva”. O ministro destacou a receptividade dos representantes americanos em trabalhar em conjunto para definir uma agenda bilateral focada em temas específicos de comércio, reiterando o interesse mútuo em um encontro entre os presidentes Lula e Trump.

Fonte: http://vistapatria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *