O mundo do xadrez perdeu um de seus talentos mais promissores. Daniel Naroditsky, grande mestre e comentarista aclamado, faleceu aos 29 anos, gerando grande comoção na comunidade. A notícia da morte “inesperada”, como declarou o Charlotte Chess Center, clube ao qual Naroditsky era vinculado, pegou a todos de surpresa. A causa da morte não foi divulgada pela família.
Naroditsky, carinhosamente conhecido como “Danya”, era mais do que um enxadrista talentoso. Ele era um educador e comentarista apaixonado, amado por muitos. Sua partida prematura deixa um vazio imenso no cenário do xadrez, tanto online quanto presencialmente.
Figuras importantes do xadrez expressaram seu pesar. Hikaru Nakamura, um dos maiores enxadristas da atualidade, lamentou profundamente a perda. “Estou devastado”, declarou Nakamura, ressaltando que a morte de Daniel Naroditsky representa “uma perda massiva para o mundo do xadrez”.
Desde cedo, Daniel Naroditsky demonstrou um talento excepcional para o xadrez. Aos seis anos, aprendeu o jogo com seu irmão e, rapidamente, seu pai e treinadores notaram seu potencial. Em 2007, aos 12 anos, conquistou o Campeonato Mundial Juvenil Sub-12, um marco no início de sua brilhante trajetória.
Aos 14 anos, Naroditsky já era autor do livro “Mastering Positional Chess”, tornando-se um dos mais jovens autores a escrever sobre o esporte. Em uma entrevista ao New York Times em 2022, Naroditsky expressou sua paixão contínua pelo xadrez: “Mesmo no meu nível, ainda posso descobrir coisas belas sobre o xadrez toda vez que eu jogo, treino, ensino ou comento um torneio”, concluiu. Sua sabedoria e paixão pelo jogo serão lembradas por todos que o conheceram.
Fonte: http://ric.com.br