Um mar de atletas amadores e experientes tomou as ruas de Curitiba no último domingo (26) para a 1ª Corrida de Rua da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento, que atraiu mais de 6 mil participantes, integrou a 4ª etapa das corridas de rua organizadas pela Prefeitura, transformando a manhã em uma vibrante celebração de saúde, lazer e espírito comunitário. Histórias de superação e o incentivo à prática esportiva foram a tônica do dia.
Mãe e filha, Adriana e Alessandra Matilde, personificaram o espírito de união e bem-estar que permeou a corrida. Adriana, que começou a participar para acompanhar Alessandra, ressaltou a importância de iniciativas como essa: “É bem importante, a gente sempre participa e acha muito legal”, afirmou, destacando o papel da Assembleia e da Prefeitura em aproximar a comunidade e promover hábitos saudáveis. Ambas caminharam e correram os 5 quilômetros, com a meta de completar toda a distância correndo em breve.
Para os corredores mais experientes, como Júnior Tomalesco, profissional de TI que completou os 10 quilômetros, o apoio do poder público é fundamental. “Acho bacana, é um incentivo bom. Isso motiva bastante as pessoas a praticar esporte e faz bem para saúde e para vida de cada um”, disse Júnior, que já participou de todas as etapas do circuito em Curitiba. Ele enfatizou como a iniciativa institucional impulsiona a população a se manter ativa e engajada em atividades físicas.
Suelen Portugal, mecânica de aviões e corredora há dez anos, ecoou o sentimento de muitos ao observar o impacto positivo do evento na cidade. “Mobiliza toda a cidade, faz as pessoas saírem de casa, do sofá, para fazer algo saudável. Eu acho maravilhoso”, celebrou Suelen, que completou os 10 quilômetros. Ela ainda notou o aumento expressivo no número de participantes, demonstrando o sucesso e a popularidade das corridas gratuitas.
O evento também foi palco de emocionantes histórias de transformação pessoal. Wesley Silva, que perdeu 33 quilos com exercícios e reeducação alimentar, completou a prova de 5 quilômetros em tempo recorde. Ele enfatizou a importância crucial de corridas gratuitas, especialmente para aqueles com recursos limitados: “É importantíssimo. As provas estão muito caras hoje em dia, e essas iniciativas incentivam quem não tem tanta condição financeira. Saúde não é brincadeira”, concluiu.