A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou nesta semana um projeto de lei (607/2024) para combater o desperdício, preservar os recursos hídricos e incentivar a economia circular de água no Paraná. O texto foi apresentado pela deputada estadual Maria Victoria (PP) e agora segue para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).
A economia circular de água é um modelo de gestão sustentável que busca reduzir o desperdício, reutilizando e reciclando a água em diferentes processos.
Segundo a deputada Maria Victoria é uma ação pioneira do poder legislativo que vai garantir benefícios econômicos, ambientais e sociais.
“Buscamos a preservação dos recursos hídricos por meio de práticas que reduzam o consumo e reutilizam a água em todos os setores da sociedade. A economia circular da água é um conceito mais amplo que envolve a gestão integrada dos recursos, considerando a água como parte de um sistema interconectado”, explica Maria Victoria.
Entre as ações que exemplificam a economia circular de água estão a reutilização de água em indústrias, captação de água da chuva, saneamento ecológico, uso de água reciclada na agricultura, tecnologias de dessalinização e reuso, educação sobre economia de água, parcerias público-privadas para infraestrutura hídrica, práticas de reuso em edifícios públicos, inovações tecnológicas e regulação e incentivos fiscais.
A legislação apresentada pela deputada Maria Victoria também busca auxiliar o setor produtivo paranaense no cumprimento das regulamentações nacionais e compromissos internacionais, garantir a competitividade, incentivar a estruturação de processos produtivos mais eficientes e estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
“Ao aumentar a eficiência na utilização dos recursos hídricos, a economia circular da água torna o setor produtivo do Paraná mais competitivo e abre portas para novos negócios “, ressalta Maria Victoria.
A nova legislação se soma a outras leis apresentadas por Maria Victoria para estimular práticas inovadoras e sustentáveis na economia paranaense.
A deputada é autora da lei que estabeleceu a Política Estadual do Hidrogênio Renovável (21.454/2023), a lei que incentiva a Economia Circular no Estado (21.619/2023), a lei política de incentivo à descarbonização industrial (22.624/2025) e os projetos de lei para criar do Mercado Regulado de Crédito de Carbono (271/2024), incentivo ao uso de metano (930/22025), uso e produção de biocarvão (915/2025).
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Paraná firma parceria com ONU-Habitat
Castro terá concurso público com salários de até R$ 7,5 mil
Tenta matar a “ex” enquanto bebia cerveja
Jovem é encontrado morto em rodovia estadual
Namorado tenta acabar discussão na faca
Pastor leva três tiros ao tentar salvar a vida do filho executado
Londrina começa pensar no acesso à Série A
Curitiba terá a maior programação de Natal da história
Festa do Rocio começa domingo em Paranaguá
Saiba como fazer uma horta em casa e controlar pragas
Adolescente é baleado pelas costas por amigo
Como reconhecer uma pessoa se está tendo um AVC
Assembleia promove palestras sobre a Reforma Tributária
Horóscopo Chinês de 31 de outubro de 2025
Horóscopo de 31 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 30 de outubro de 2025
,Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Líder do prefeito de Maringá derruba teste psicológico para diretores
Eduardo Pimentel pode trocar a cúpula do Setran
Republicanos sinaliza crescimento no Paraná
Federação União Progressista está indo para o vinagre
Para onde vai Tião Medeiros em 2026?
Leonardo Petreli Neto vai para o teste das urnas?
Cristina Graeml avança nas redes sociais
Fonte:Blog do Tupan