Exposição na Assembleia Legislativa do Paraná revela a influência de Poty Lazzarotto na identidade do estado

Uma exposição em cartaz na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) celebra a contribuição do renomado artista Poty Lazzarotto (1924-1998) para a formação da identidade visual e cultural do estado. Intitulada “Poty retrata o Paraná”, a mostra apresenta estudos originais que revelam o processo criativo por trás de obras icônicas presentes no próprio edifício do Legislativo paranaense. Aberta ao público até o final de março, a exposição oferece uma oportunidade única de mergulhar no universo artístico de Poty e compreender sua relevância para a história do Paraná.

Entre as 25 obras expostas no Salão Nobre da Alep, destacam-se os rascunhos e esboços que detalham a concepção de painéis como “Sol, pinhão e três planaltos” e “Símbolos do Paraná”, além dos entalhes em madeira “Ceifador” e do mural “Assembleia”. Estes trabalhos, criados entre 1974 e 1976, revelam a visão de Poty sobre a história, a cultura e a política paranaense, expressa através de símbolos e imagens marcantes. A exposição permite, assim, um olhar aprofundado sobre o processo de criação do artista.

O historiador Ricardo Freire, do Núcleo Curatorial do MON, responsável pela seleção das obras, destaca as transformações presentes nos estudos iniciais em relação à obra final “Assembleia”. Segundo ele, a mostra evidencia como Poty representou a passagem do tempo e as transformações políticas no Paraná, desde os agrupamentos de povos originários até a constituição da Assembleia Legislativa contemporânea. “O Poty teve certa liberdade para influenciar a disposição do ambiente. Ele ajudou, de certa forma, a pensar e a idealizar os espaços da Assembleia”, pontua Freire, ressaltando a importância do artista na concepção do espaço.

A exposição ganha ainda mais relevância no contexto da restauração de obras de Poty pertencentes ao acervo da Alep, incluindo os painéis “Sol, pinhão e três Planaltos” e “Assembleia”, além da porta em madeira do Salão Nobre. O presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD), enfatizou a importância da iniciativa: “Para nós, a presença do Poty é muito simbólica e poderosa. O dia de hoje é o dia em que a Assembleia abre as portas de forma definitiva para a cultura e para a história”.

A mostra “Poty retrata o Paraná” é resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa e a Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer (AAMON), que visa promover ações culturais conjuntas e ampliar o acesso da população à arte e à cultura paranaense. A exposição, com entrada gratuita, oferece um panorama completo da obra de Poty, apresentando diferentes técnicas e suportes, como nanquim, litogravura, carvão e concreto, em obras que retratam a formação histórica e cultural do Paraná.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *