O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou sua participação na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), em Santa Marta, Colômbia, neste domingo, expressando profundo pesar pela devastação causada pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. A tragédia, ocorrida na sexta-feira, resultou na perda de seis vidas e deixou a cidade em ruínas.
“Desejo igualmente expressar minhas condolências às vítimas das tempestades que atingiram recentemente o Caribe e o estado do Paraná, no Sul do Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com todas as vítimas e seus familiares”, declarou Lula, demonstrando solidariedade internacional diante da calamidade.
O presidente também utilizou suas redes sociais para manifestar apoio à população afetada, informando que uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffman está se deslocando para a região para coordenar as ações de auxílio. O governo federal se comprometeu a prestar todo o suporte necessário para a reconstrução da cidade e o amparo às vítimas.
De acordo com meteorologistas, o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi um dos eventos climáticos mais severos da história recente do Paraná. Sheila Paz, meteorologista do Simepar, descreveu o fenômeno como “extremamente violento e devastador”, com rajadas de vento que chegaram a 250 km/h, afetando cerca de 80% da cidade e deixando um rastro de destruição.
Fonte: http://ric.com.br