ALEP capacita Procuradoras da Mulher para fortalecer rede de apoio às vítimas de violência no Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em parceria com a Procuradoria da Mulher e a Escola do Legislativo, promoveu o segundo dia do Seminário de Capacitação das Procuradoras da Mulher, visando aprimorar a atuação destas representantes na defesa dos direitos femininos em âmbito municipal. O evento reuniu especialistas e autoridades para discutir políticas públicas, desafios e estratégias no combate à violência de gênero. A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) inaugurou o evento, dando a palavra para Maria Tarcisa Silva Bega, da UFPR, que apresentou um panorama histórico da luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

Bega discorreu sobre a importância das Procuradorias da Mulher na fiscalização das políticas públicas. “O papel das procuradoras é fazer a fiscalização das políticas públicas voltadas às mulheres. Em alguns casos, o município não tem estrutura, possui um sistema de proteção pequeno, e o papel da procuradora é fazer o encaminhamento, receber essas questões da sociedade civil, principalmente questões de gênero”, explicou. A palestra incluiu a exibição do trailer do documentário “Precisamos falar com os homens?”, da ONU Mulheres Brasil, que fomenta a discussão sobre o papel masculino na promoção da igualdade de gênero.

O vereador Renato PK (PL), de Rio Azul, abordou a relevância do envolvimento masculino no enfrentamento à violência contra a mulher. Compartilhando sua experiência pessoal e profissional, o ex-policial militar destacou a importância da conscientização e do trabalho de prevenção. “Devido à minha trajetória como policial militar por mais de vinte anos, sempre atendendo ocorrências de violência doméstica e tendo o histórico de uma tragédia familiar, sempre trabalhei na conscientização sobre esse tema”, comentou PK sobre sua motivação.

Representantes da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), liderados pela defensora pública Mariana Martins Nunes, detalharam a atuação do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) no apoio extrajudicial às mulheres em situação de vulnerabilidade. Nunes enfatizou a parceria com a ALEP através do programa PROCURA-ME, que impulsionou a criação de 224 procuradorias da mulher no estado. “Viemos conversar com as procuradoras municipais sobre a rede de atenção às mulheres, sobre como a Defensoria Pública e as procuradorias da mulher se articulam e sobre a importância desse fortalecimento para que haja capilaridade em todo o estado”, afirmou.

O projeto AMPARA (Atendimento à Mulher Paranaense), que oferece atendimento remoto pela DPE-PR, foi apresentado como um importante facilitador do acesso à justiça para vítimas de violência. A vereadora Elza Amélia Schneider (PSD), de Porto Vitória, futura Procuradora da Mulher em seu município, expressou gratidão pelo convite e destacou o potencial das procuradorias. O seminário também incluiu uma mesa-redonda sobre estratégias e boas práticas das Procuradorias da Mulher, além de uma palestra sobre oratória e comunicação assertiva ministrada pelo diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *