Paraná terá mais 33 colégios cívico-militares, totalizando 345 instituições dentro do modelo, sendo 12 delas pelo Programa Paraná Integral (PPI). Esse é um dos resultados da consulta pública realizada no começo da semana em escolas da rede estadual. A aprovação pela comunidade escolar, registrada em 66% das unidades consultadas, confirma a ampla aceitação do modelo e consolida o Estado como detentor da maior rede de colégios cívico-militares do País.
O modelo integra práticas de gestão civil com a atuação de militares da reserva (inativos) em funções administrativas e de apoio à rotina escolar. A ampliação do projeto reflete a demanda das comunidades e o desempenho obtido nos indicadores de organização, disciplina e ambiente escolar, além do alinhamento ao planejamento estratégico da Secretaria da Educação.
Os novos colégios ficam em Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola. Confira a lista completa AQUI. A publicação oficial do resultado será feita em Diário Oficial.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) também divulgou nesta quarta-feira (19) a lista do colégios que podem participar do Programa Parceiro da Escola em 2026. São 14 escolas de 11 municípios (Roncador, Laranjeiras do Sul, Curitiba, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Sarandi, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Porecatu e Mauá da Serra). Os nomes podem ser consultados AQUI.
Elas poderão contar com o apoio de empresas parceiras para serviços de manutenção e reparo da infraestrutura, serviços administrativos, gestão de terceirizados da limpeza e segurança. O resultado final da consulta pública depende da homologação das empresas que serão credenciadas e acontece com base nos critérios técnicos previamente definidos nos termos do Decreto Estadual 7.235/2024, que regulamenta o programa. A localização geográfica das instituições também será levada em consideração para a definição das empresas.
Compõem a lista dois colégios cuja proposta foi aprovada mediante consulta pública realizada, também nos dias 17 e 18 de novembro, além de 12 unidades onde a consulta pública não atingiu o quórum mínimo de 50% mais um estipulado pela Seed-PR.
Estas foram incluídas na lista de escolas elegíveis ao programa com base em critérios técnicos como frequência escolar abaixo da média estadual e desempenho na aprendizagem medido pela nota do Ideb, considerando colégios que ficaram abaixo da média, que reduziram sua nota na última avaliação ou que não tiveram o índice divulgado, entre outros critérios.
Atualmente são 82 escolas dentro do programa, e em 2026 esse número pode chegar a 96. A aprovação de pais e responsáveis com o modelo é de 86%, principalmente por conta da redução das aulas vagas e aumento na ocorrência de observações pedagógicas que permitem a direção estabelecer estratégias mais assertivas para melhorar o desempenho das escolas.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
Ídolos do futebol participam de jogo beneficiente na Baixada
Tráfico executa jovem e acerta amigo
Dicas para você manter a saúde em dia
Guilherme Gonçalves dá outro couro na Procuradoria da Câmara de Curitiba
Qual a melhor estratégia de Michelle Bolsonaro em 2026?
Fim do União Progressista não cessa debandada do PP
Alvaro Dias é recebido com salgadinhos no MDB
Fonte:Blog do Tupan