ALEP Define Prioridades para 2026: Orçamento, Interiorização e Saúde em Destaque na Próxima Semana

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) terá uma semana intensa, marcada pela votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026 e pelo encerramento do projeto Assembleia Itinerante. A programação, que busca consolidar as prioridades do estado para o próximo ano, também inclui debates sobre energia, homenagens e formação jornalística.

Na segunda-feira (8), os deputados se concentrarão na apreciação da LOA, que estima uma receita de R$ 81,6 bilhões. O projeto do Poder Executivo prevê investimentos de R$ 7,1 bilhões, um aumento de 11% em relação a 2025. A sessão plenária, com transmissão ao vivo, promete discussões acaloradas sobre a alocação dos recursos públicos.

Ainda na segunda, a Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável e Biocombustíveis se reunirá para discutir os desafios do mercado de biocombustíveis no Paraná. A deputada Maria Victoria (PP) destaca a importância do encontro para “debater políticas públicas e perspectivas de expansão do mercado no Estado”. A programação do dia também inclui uma homenagem ao produtor cultural Helinho Pimentel.

A semana segue com debates cruciais, como a audiência pública sobre as quedas de energia, proposta pelo deputado Arilson Chiorato (PT). “O objetivo é buscar soluções para as frequentes interrupções no fornecimento de energia, que se agravaram após a venda da Copel”, enfatiza o parlamentar. Além disso, será celebrada a trajetória da Central de Transplantes do Paraná.

O encerramento da Assembleia Itinerante em Astorga, na sexta-feira (12), marca o compromisso da ALEP com a interiorização das ações do Legislativo. A 36ª edição do projeto visa ouvir as demandas da população regional e prestar homenagens durante a programação da Agroast. A semana também reserva espaço para homenagens aos profissionais de saúde e para a continuidade do programa ComunicaLab Paraná.

Entre as diversas votações, destaca-se o projeto que visa fixar os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, além de outras proposições que tratam da desafetação de trechos rodoviários e da doação de imóveis a municípios. Projetos importantes como o que atualiza a nomenclatura do “Dia das Mães de Filhos Especiais”, que passa a se chamar Dia da Mãe Atípica, e o que institui a Semana Estadual de Prevenção de Desastres também serão analisados.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *