Instabilidade na rede móvel em SP: causas e consequências do vendaval

Entenda como o vendaval afetou a conectividade móvel e os serviços de telecomunicação em São Paulo

Vendaval em São Paulo provoca instabilidade na rede móvel de internet, afetando clientes de diversas operadoras.

Vendaval afeta rede móvel em São Paulo

Na quarta-feira (10), a rede móvel em SP passou por instabilidade, afetando clientes de Claro, TIM e Vivo. A Conexis Brasil Digital, associação que representa essas operadoras, confirmou que a situação decorre dos fortes ventos que causaram quedas de árvores e interrupções prolongadas na rede elétrica.

A entidade divulgou uma nota informando que algumas áreas da cidade ainda enfrentam problemas de conectividade. “As empresas associadas à Conexis Brasil Digital informam que clientes de algumas regiões da cidade de São Paulo podem ainda enfrentar instabilidade nos serviços de telecomunicações devido à ventania que atinge a cidade,” diz a nota.

Impacto da falta de energia nos serviços de telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclareceu que a instabilidade na rede móvel em SP não é resultado de danos diretos nas instalações das operadoras, mas sim da queda de energia. “Embora alternativas de alimentação, como o uso de geradores, tenham sido acionadas, a duração prolongada da interrupção de energia acabou comprometendo a continuidade do serviço,” explicou a agência.

Desafios das torres de telecomunicações

As torres que suportam as redes 4G e 5G precisam de energia para funcionar. Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks, observa que “todas as estações têm bateria para suportar as primeiras horas de falta de energia, mas diante de uma falta prolongada, elas pararão de funcionar.” Ele sugere que a instalação de geradores em todas as torres seria uma solução, mas isso é inviável economicamente para as operadoras.

O 5G, por exemplo, exige um número maior de antenas em comparação ao 4G, o que resulta em altos custos de manutenção. Além disso, a instalação de geradores em torres, geralmente localizadas no topo de prédios, é complexa devido ao ruído e à vibração que esses equipamentos podem causar.

Comparação com a internet fixa

Em contraste, a internet fixa tende a ter menos problemas em situações como essas, pois sua infraestrutura está mais distante dos consumidores. Segundo especialistas, é mais fácil equipar locais de manutenção com geradores, permitindo que o serviço funcione mesmo durante blecautes prolongados. Isso explica por que clientes com geradores de energia em casa conseguem acessar a internet fixa normalmente, mesmo quando a rede móvel enfrenta dificuldades.

A situação atual em São Paulo ilustra a fragilidade das redes móveis em condições adversas, destacando a necessidade de soluções que garantam a continuidade do serviço em caso de eventos climáticos extremos. O Olhar Digital entrou em contato com as operadoras Vivo, Claro e TIM em busca de mais informações sobre os esforços para restaurar os serviços e aguarda retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *