Consulta ao lote residual do Imposto de Renda já está disponível

Divulgação

Restituições de dezembro de 2025 serão creditadas em breve.

A Receita Federal já disponibilizou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de dezembro de 2025.

Consulta ao lote residual do Imposto de Renda

A abertura da consulta ao lote residual do Imposto de Renda trouxe alívio para muitos contribuintes. A Receita Federal informou que, no próximo dia 30 de dezembro de 2025, serão creditados mais de R$ 605,9 milhões em restituições, beneficiando 263.255 pessoas. Este lote inclui tanto declarações de 2025 transmitidas fora do prazo, já regularizadas, quanto valores residuais de anos anteriores.

Entenda os detalhes do lote de restituição

Desse total, R$ 309,6 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, que incluem 5.310 idosos acima de 80 anos, 34.796 entre 60 e 79 anos, e 4.087 com deficiência física, mental ou moléstia grave. Além disso, 11.344 contribuintes que têm como principal fonte de renda o magistério também estão entre os priorizados.

Por outro lado, 178.030 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX. Isso mostra um esforço da Receita Federal em agilizar o processo de restituição para aqueles que buscam praticidade.

Como consultar sua restituição

Para descobrir se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, seguindo para “Consultar minha Restituição”. O serviço está disponível também no Portal e-CAC, onde é possível verificar o extrato da declaração. Além disso, a Receita disponibiliza um aplicativo que permite acesso a essas informações diretamente de dispositivos móveis.

Procedimentos para recebimento

O pagamento da restituição será feito na conta bancária indicada pelo contribuinte. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Os cidadãos podem reagendar o crédito através do Portal BB, informando o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Se não houver resgate no prazo de um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição não resgatada pelo Portal e-CAC.

Essas informações são essenciais para que os contribuintes possam acompanhar suas restituições e garantir que não percam nenhum valor devido. Fique atento às datas e aos procedimentos para não perder a oportunidade de receber sua restituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *