Expectativas de valorização do real e crescimento do PIB são destaque.
Empresas consultadas pelo Banco Central mostram otimismo em relação à inflação e ao crescimento do PIB para 2025 e 2026.
A percepção dos empresários sobre a inflação e o cenário econômico para 2025 e 2026 se mostra mais otimista, conforme evidenciado pela pesquisa Firmus do Banco Central. A mediana das expectativas para a inflação em 2025 foi reduzida de 5,0% para 4,5%, enquanto para 2026, a projeção passou de 4,5% para 4,2%. Essa mudança reflete uma confiança crescente nas condições econômicas do país.
Expectativas de câmbio e PIB
Além das previsões de inflação, a pesquisa também indica uma expectativa de valorização do real frente ao dólar, com a taxa cambial projetada para R$5,50, uma leve queda em relação à previsão anterior de R$5,60. No que diz respeito ao crescimento do PIB, a estimativa para 2025 subiu de 2,05% para 2,10%, embora ainda abaixo da projeção do próprio Banco Central, que é de 2,3%. Para 2026, as empresas esperam um crescimento de 1,80%, levemente inferior à previsão anterior de 1,90%.
Percepção econômica
A pesquisa também aponta uma melhora na percepção sobre a situação econômica atual, ainda que se mantenha em patamares negativos. Um aumento na parcela de empresas que planejam ajustar seus preços acima da inflação foi registrado após três trimestres de queda, sinalizando uma expectativa de maior pressão inflacionária no futuro.
Essas informações foram coletadas entre 10 e 28 de novembro e refletem a opinião de 240 empresas, que, de forma geral, demonstram uma tendência de otimismo em relação ao futuro econômico do Brasil.
Fonte: www.infomoney.com.br
Fonte: REUTERS/Adriano Machado

