O órgão responsável por iniciativas de assistência social no Legislativo estadual concluiu o período com uma série de projetos humanitários realizados, as atividades do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) incluíram o amparo a comunidades carentes e a consolidação de alianças com outras instituições, reforçando a atuação parlamentar na área de cidadania.
Sob liderança da deputada Maria Victoria (PP), que assumiu a coordenação em julho, a entidade promoveu diversas campanhas nos últimos seis meses. “Nossa função é conectar esta Casa às demandas da sociedade e canalizar a vontade de colaboração entre funcionários e eleitos para ações efetivas”, afirmou a parlamentar.
A meta para o próximo ciclo é expandir a rede de cooperação com órgãos públicos, empresas e organizações do terceiro setor, mantendo a Assembleia como agente na promoção de uma cultura de apoio mútuo. Entre as iniciativas realizadas estão a distribuição de cestas básicas em municípios do interior e a revitalização de espaços comunitários na capital.
Entre as principais ações do Conselho, destaque para duas iniciativas de apoio às famílias atingidas por um tornado na região Centro-Sul do Paraná. Uma delas, realizada em apoio às iniciativas do Governo do Estado e das prefeituras da região, arrecadou donativos para ajudar famílias de Rio Bonito do Iguaçu, Candói, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro e municípios vizinhos atingidos por um tornado com ventos de até 250 km/h, além de fortes tempestades. A Casa de Leis disponibilizou pontos de coleta de água potável, alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados e materiais de construção.
A segunda ação, em parceria com a Defesa Civil estadual e com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), promoveu um jogo solidário para arrecadar recursos. O “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu” ocorreu na Arena da Baixada e reuniu atletas que marcaram gerações dentro e fora dos gramados, além de deputados. A mobilização, com o apoio do Grupo Potencial, da Fundação Clube Athletico Paranaense (Funcap), do Disk Ingressos, da Federação Paranaense de Futebol e da Winn, arrecadou R$ 40 mil, destinados integralmente ao Fundo Estadual de Calamidades Públicas (Fecap), responsável pela reconstrução da cidade e pela compra de materiais necessários às vítimas.
Crianças e idosos
O Conselho também coordenou a campanha “Ajudar Crianças”, realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR). Em dez dias de mobilização, servidores das duas instituições arrecadaram cerca de 500 itens, entre brinquedos, fraldas, leite e materiais de higiene, que foram destinados ao Lar Batista Esperança, em Curitiba, que atende 58 crianças e adolescentes. A ação contou com a parceria da Rede Condor, que doou um vale-compras de R$ 5 mil à entidade.
Ainda durante o ano, foram entregues toneladas de tampinhas arrecadadas por meio do programa Tampinha Paraná. Os itens são direcionados ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, que utiliza os recursos arrecadados com a venda das tampinhas para a aquisição de fraldas geriátricas. Segundo o diretor do asilo, padre José Aparecido, a instituição consome cerca de 20 mil fraldas por mês, sendo que 12 mil são adquiridas graças ao programa. A ação conta com a parceria da Sanepar.
Hub do Bem e Natal
Ainda neste ano, em parceria com a Escola do Legislativo da Casa de Leis, foi lançado o Hub do Bem, programa que visa promover a conexão entre entidades que possuem o Título de Utilidade Pública e empresas doadoras, proporcionando capacitação, certificação e networking. O programa foi instituído pelo Projeto de Resolução nº 17/2025, da Comissão Executiva da Assembleia, e tem como objetivo potencializar a captação de recursos e a execução de projetos sociais no Paraná. Fechando o ano, o Conselho lançou uma Campanha de Natal que arrecadou diversos brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e da Região Metropolitana.
Fechando o ano, o Conselho lançou uma Campanha de Natal 2025 que arrecadou diversos brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e Região Metropolitana, para Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe) e para os filhos dos funcionários dos servidores terceirizados da Assembleia.
Atribuições
Instituído por ato da Comissão Executiva em 2023, o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia tem, entre suas atribuições, promover o desenvolvimento de ações e incentivar o engajamento em atividades voluntárias e atos de solidariedade, visando ao fortalecimento do vínculo do Poder Legislativo estadual com a comunidade e do senso de dever cívico.
O Conselho também pode identificar necessidades e vulnerabilidades sociais, organizar sistemas de informações para desenvolver projetos e ações e adotar iniciativas que possam ser realizadas em conjunto pelo poder público estadual e municipal, pela iniciativa privada, por entidades do terceiro setor e por cidadãos, por meio de parcerias solidárias, visando potencializar os benefícios à comunidade paranaense. Também pode participar da organização e divulgação de estudos e pesquisas voltados ao aperfeiçoamento das ações sociais promovidas pela Casa Legislativa em sua área de atuação.
Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Homem é executado por rivais após jantar
Chute da “ex” termina com atropelamento da filha e de outras duas pessoas
Athletico fica no empate na estreia na Copinha
Fluminense encaminha empréstimo de atacante uruguaio ao Coritiba
Campeonato Paranaense terá transmissão por streaming
Filmes clássicos de faroeste que você precisa assistir
Horóscopo de cinco de janeiro de 2026
Exilados venezuelanos comemoram em Curitiba queda de Maduro
Políticos paranaenses aprovam derrubada de Nicolás Maduro
Deputado paranaense está entre os 40 maiores gazeteiros na Câmara Federal
Fonte:Blog do Tupan