A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Guarda Municipal (GM), prendeu dois homens, de 20 e 21 anos, investigados pelo homicídio de Lucas Gabriel Marcondes de Lima, de 22 anos. A operação foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (6), no bairro Ipê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A ação visou o cumprimento dos mandados de prisão dos dois suspeitos, identificados como executores do crime, e de outras seis ordens de busca e apreensão com o auxílio de cães de faro da PCPR. Em um dos endereços, foi apreendida a arma de fogo calibre 9mm utilizada no homicídio, a qual era ostentada em imagens publicadas nas redes sociais.
Os policiais também apreenderam cerca de meio quilo de cocaína e meio quilo de crack, dinheiro em espécie, celulares e carenagens da motocicleta empregada no crime.
Um terceiro investigado, de 24 anos, apontado como mandante do crime, não foi localizado e é considerado foragido.
O crime ocorreu na noite de 12 de dezembro de 2025, em frente à residência da vítima, no bairro Ipê. Conforme apurado, a vítima, que atuava no tráfico de drogas na região, teria sido atraída até o portão de casa sob o pretexto de uma suposta compra de entorpecentes, ocasião em que foi executada.
“As investigações avançaram a partir da análise de imagens de câmeras de segurança, que registraram a chegada dos criminosos em uma motocicleta azul. Um dos envolvidos desceu da garupa, aproximou-se armado da residência e efetuou os disparos no momento em que a vítima saiu ao encontro dos autores. O condutor da motocicleta realizou a volta na quadra e, após o crime, retornou para resgatar o atirador, fugindo do local em seguida”, descreve o delegado da PCPR Fábio Machado.
Conforme apurado, após a execução, os investigados teriam descartado a motocicleta em uma cava nas proximidades do bairro.
Com base nas imagens e em diligências investigativas, foram identificados e reconhecidos os autores, a atuação de cada um, bem como o mandante do crime. A PCPR também verificou que o homicídio foi motivado por disputas envolvendo o tráfico de drogas na região.
O condutor da motocicleta, de 21 anos, foi responsável por conduzir o veículo utilizado na execução e por armar a emboscada, tendo inclusive estado na residência da vítima cerca de 20 minutos antes do homicídio, jantando com ela. O autor dos disparos, de 20, possui antecedentes por roubo.
As investigações prosseguem, com análise dos aparelhos celulares apreendidos e aprofundamento das diligências para a completa elucidação dos fatos e localização do foragido.
DENÚNCIAS – A Polícia Civil reforça o pedido de colaboração da população e orienta que informações relevantes sejam encaminhadas à Delegacia de Polícia de São José dos Pinhais, garantindo-se o sigilo das denúncias.
Fonte:Polícia Civil do Paraná