A Polícia Civil do Paraná (PCPR) solucionou 100% dos casos ocorridos ao longo do ano de 2025 em Jacarezinho, no Norte do Estado. Todos os autores foram identificados e denunciados pelo Ministério Público. Os dados constam no Sistema de Controle de Ocorrências com Letalidade (SCOL), vinculado à Secretaria de Segurança Pública.
Em 2025, três ocorrências de homicídio foram registradas no município. O primeiro caso ocorreu em 18 de janeiro, na Rua Alagoas, Vila São Pedro. Uma mulher de 26 anos matou o companheiro com um golpe de arma branca no tórax. O homem morreu em razão de hemorragia. A autoria foi definida e o inquérito concluído.
O segundo caso foi registrado em 22 de junho, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. Uma mulher de 35 anos agrediu um homem de 72 anos com instrumento contundente, causando lesões cranioencefálicas. A vítima foi hospitalizada e morreu dias depois. A investigação confirmou a autoria e resultou em denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça.
O terceiro caso ocorreu em 6 de abril, na Avenida Marciano de Barros, em frente a um estabelecimento comercial. Um homem de 20 anos efetuou disparos de arma de fogo em via pública. Dois homens, de 36 e 25 anos, morreram. A denúncia foi acolhida pela Justiça da comarca.
As investigações apontaram que os homicídios não tiveram vínculo com organizações criminosas. Não foram identificadas disputas territoriais ou atuação de grupos estruturados. Os casos decorreram de conflitos entre pessoas e desentendimentos em relações pessoais.
Segundo os delegados Amir Roberto Salmen, delegado-chefe, e Tristão Borborema de Carvalho, delegado adjunto que presidiu os inquéritos, os resultados decorreram de procedimentos de investigação e integração entre instituições do sistema de justiça criminal.
“A PCPR ressalta que a solução de todos os casos rompe ciclos de reincidência e contribui para a prevenção de novas ocorrências. O município encerrou o ano com redução de registros de homicídio e conclusão de todas as investigações instauradas sobre os fatos”, afirmam.
Fonte:Polícia Civil do Paraná