O programa, idealizado pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com a Capes, tem como objetivo enviar professores de escolas públicas para um intercâmbio no Panamá. As inscrições são feitas pela plataforma da Capes, onde os docentes devem atender a requisitos específicos, como ser efetivo na educação básica e ter formação em licenciatura.
Os 50 professores selecionados participarão de atividades na Universidad de Panamá, com duração de até 15 dias, a partir de maio de 2026. Durante a experiência, eles desenvolverão atividades voltadas para a troca de conhecimentos sobre educação, cultura africana e da diáspora africana, além de visitas a escolas e museus.
O Ministério da Igualdade Racial será responsável pelo financiamento do intercâmbio, que cobrirá diárias, deslocamento, seguro saúde e passaporte dos docentes. O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado até o dia 30 de abril, enquanto outras edições do programa, voltadas a estudantes de licenciatura, terão inscrições abertas até o fim de fevereiro.

