A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a criação da Campanha de Incentivo e Valorização das Mulheres e Meninas na Ciência, em votação realizada na última terça-feira, às vésperas do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro.
A proposta, de autoria da deputada Luciana Rafagnin, busca enfrentar a baixa representação feminina em posições de destaque na pesquisa. De acordo com dados, embora as mulheres sejam 57% entre graduandas e bolsistas de iniciação científica, ocupam apenas 36% das bolsas de produtividade em pesquisa no CNPq e representam cerca de 30% da comunidade científica mundial.
A Campanha de Incentivo e Valorização das Mulheres e Meninas na Ciência prevê a realização de oficinas, palestras, debates e iniciativas de divulgação das contribuições de cientistas paranaenses, além de ações de conscientização sobre a desigualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e também nas ciências humanas e sociais.
O projeto integra a iniciativa ao Código Estadual da Mulher Paranaense, estabelecendo a realização permanente de ações ao longo do ano letivo, voltadas a adolescentes, jovens e mulheres estudantes e pesquisadoras das redes pública e privada.

