O Ministério da Educação (MEC) está oferecendo mais de 112 mil vagas para financiamento em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos, no processo seletivo do Fies 2026.
Os candidatos podem se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição. O MEC esclarece que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior.
Para participar do Fies, os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e sem zerar a prova de redação. Além disso, é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).
A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

