PUBLICIDADE

TOPO SITE

Oposição e setor produtivo articulam alternativa ao fim da escala 6×1

Parlamentares da oposição ao governo Lula e frentes ligadas ao setor produtivo estão articulando uma reação à proposta de extinguir a escala 6×1, com a defesa de alternativas intermediárias. Segundo os grupos, eles avaliam apoiar um modelo com jornada de até 40 horas semanais, sem imposição de escalas fixas. Outra possibilidade em discussão é manter […]

Parlamentares da oposição ao governo Lula e frentes ligadas ao setor produtivo estão articulando uma reação à proposta de extinguir a escala 6×1, com a defesa de alternativas intermediárias.

Segundo os grupos, eles avaliam apoiar um modelo com jornada de até 40 horas semanais, sem imposição de escalas fixas. Outra possibilidade em discussão é manter o limite atual de 44 horas semanais, mas com maior flexibilidade na distribuição da jornada e liberdade de negociação entre empregadores e empregados.

O governo Lula quer extinguir a escala 6×1 e trabalha para aprovar a medida ainda no primeiro semestre, de modo a potencializar seus efeitos eleitorais. Parlamentares do centrão e de oposição identificam espaço para negociar, sobretudo diante da pressa do governo.

Parte do Congresso também busca contrapartidas. Frentes parlamentares vinculadas ao setor produtivo defendem uma nova rodada de desoneração da folha de pagamento para compensar eventuais alterações na jornada.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima