PUBLICIDADE

TOPO SITE

Cidadãos do Irã protestam na véspera do aniversário da revolução islâmica

Moradores do Irã realizaram protestos contra autoridades e o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, na véspera do aniversário da Revolução Islâmica.

Na noite da terça-feira 10, moradores do Irã vociferaram contra autoridades e o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, em meio a protestos. Vídeos nas redes sociais mostram gritos como "Morte a Khamenei" e "Morte ao ditador" vindos de varandas em Teerã, enquanto autoridades celebravam com fogos de artifício a data que marca a queda do xá.

Os protestos no Irã se intensificaram nas últimas semanas, inicialmente motivados por questões econômicas, mas evoluindo para críticas diretas ao regime. Ativistas afirmam que as manifestações foram severamente reprimidas pelas forças de segurança, resultando em um número significativo de mortes e prisões, com mais de 6.900 pessoas supostamente perdendo a vida.

O movimento de protesto é considerado um dos maiores desafios ao regime iraniano desde 1979. Em um contexto de repressão, a Organização das Nações Unidas parabenizou o país pelo aniversário da Revolução Islâmica, ignorando as recentes denúncias sobre a violência contra manifestantes.

Recentemente, um relatório do Centro Internacional para Direitos Humanos no Irã indicou que ao menos 43 mil pessoas poderiam ter sido mortas pelo regime durante os tumultos, intensificando a crise humanitária no país.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima