Nesta quinta-feira, 12, o Ministério da Defesa da Índia anunciou a decisão de investir na compra de 114 novos caças Rafale, um movimento que envolve recursos na ordem de US$ 39 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 202 bilhões.
O anúncio ocorre poucos dias antes da chegada do presidente da França, Emmanuel Macron, ao território indiano. De acordo com o ministério, as aeronaves reforçarão a atual frota da Força Aérea Indiana, que já opera dezenas desses caças.
O Conselho de Aquisições de Defesa, integrado por oficiais de alta patente e pelo ministro da Defesa, deu sinal verde à operação, que representa o primeiro passo fundamental para compras militares no país. O governo indiano destaca o potencial dos caças para fortalecer a capacidade de dissuasão da Força Aérea Indiana.
A aquisição dessas aeronaves aumentará a capacidade de realizar papéis de domínio aéreo em todo o espectro de conflito e impulsionará significativamente as capacidades de dissuasão da Força Aérea Indiana com ataques ofensivos de longo alcance.

