A Prefeitura confirmou a manutenção do Domingo no Centro em 2026, assegurando a continuidade da iniciativa voltada ao uso do espaço urbano para lazer, convivência e acesso a serviços públicos na área central de Curitiba. A programação reúne apresentações culturais, atendimentos de órgãos municipais, atividades recreativas e ações de incentivo ao comércio local, com apoio de diferentes secretarias e participação de entidades parceiras, além de intervenções temporárias no trânsito para garantir segurança ao público.
As primeiras edições do próximo ano já têm datas definidas e ocorrerão em 18 de janeiro, marcando o encerramento da Oficina de Música de Curitiba, além de 22 de fevereiro e 22 de março, sempre aos domingos, na Rua XV de Novembro e vias próximas. As atividades costumam acontecer entre a manhã e o início da tarde, com acesso gratuito, presença de feiras gastronômicas, espaços para crianças e serviços como orientações de saúde e cidadania, ampliando o fluxo de visitantes e a movimentação econômica na região.
Criado oficialmente em março de 2025, em comemoração aos 332 anos de Curitiba, o Domingo no Centro nasceu como parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, plano de revitalização urbana que visa modernizar a infraestrutura, valorizar o patrimônio histórico, reforçar a segurança e promover a ocupação cidadã dos espaços públicos.
O projeto começou com edições que aconteceram em diferentes pontos do Centro, como a Rua Emiliano Perneta, incluindo atividades especiais como ciclofaixas para pedalar, feira de artesanato, oficinas culturais e shows. Com a aprovação popular, a iniciativa passou a ser mensal reunindo cultura, lazer, gastronomia, serviços públicos e economia local em ambiente gratuito e aberto à população.
“Preparamos edições ao longo do ano com uma programação diversificada: além de apresentações musicais e artísticas, o público teve acesso a serviços itinerantes como emissão de cartão-transporte e atendimentos de saúde e emprego, feiras de artesanato e produtos locais, espaços infantis e atividades educativas. O Domingo no Centro também ntegrou outros projetos especiais, como os festivais Inverno e Primavera”, explica o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.
Com o sucesso do projeto e a necessidade de diversificar ainda mais as atrações sem onerar os cofres públicos, a Prefeitura lançou um novo edital de chamamento público para patrocinadores privados interessados em apoiar o Domingo no Centro em 2026 em troca de visibilidade institucional e contrapartidas de comunicação.
Os interessados em participar devem entregar seus envelopes de proposta no dia 20 de janeiro de 2026 para concorrer aos lotes de patrocínio referentes aos meses de fevereiro e março. Já para os lotes de abril, maio e junho, a entrega das propostas está prevista no dia 16 de março de 2026. O edital completa pode ser acessado clicando aqui.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
Tiago Amaral tem dificuldades de articular e recorre à Filipe Barros
Lula faz inauguração fake e presidente do Paraguai dá o troco
Paraná tem oito cidades entre as 100 maiores economias do Brasil
PIB de Curitiba é o maior do Sul
Governo lança Verão Maior 2025/2026 em Pontal do Paraná
Governo publica edital para a engorda da praia de Guaratuba
Preços dos imóveis estão ficando fora da realidade em Curitiba
FPF divulga tabela da Segunda Divisão do Paranaense
Athletico é punido por briga no Athletiba
Psycho Carnival terá mais uma edição em fevereiro
Guarda mata a ex enquanto estava com outro
Fonte:Blog do Tupan