A Secretaria do Governo Municipal finalizou o ciclo inicial da administração do prefeito Eduardo Pimentel com progressos na manutenção da cidade, na capacitação de funcionários públicos e na atualização dos mecanismos de atendimento à população. O balanço aponta a realização de mais de 12,8 milhões de solicitações pelo canal 156, além de serviços em 2,4 mil quilômetros de vias e 246 quilômetros de sistemas de escoamento pluvial.
A pasta, comandada por Marcelo Fachinello, expandiu a agilidade no cumprimento das requisições dos habitantes e consolidou a base de apoio técnico-operacional que viabiliza a presença do poder público em todas as regionais. O titular da secretaria enfatizou a rotina de inspeções diretas. “Priorizamos a atuação externa, com equipes atuando cotidianamente nos bairros. O objetivo é assegurar que o morador visualize as transformações, como pavimentos restaurados, passeios adequados e locais de uso coletivo mais conservados”, declarou.
A estrutura incluiu a implantação de um novo sistema de gestão de ocorrências, que reduziu o tempo médio de resolução para os chamados mais comuns. A meta para o próximo período é integrar todos os canais de comunicação em uma única plataforma digital.
A Manutenção Urbana ganhou escala em 2025. Além dos 2,4 mil km de ações asfálticas, foram executados 370 km de recuperação de vias em saibro e 246 km de drenagem, com assentamento e desobstrução de galerias. A recuperação de 40.431 caixas de captação contribuiu para reduzir riscos de alagamentos em áreas sensíveis da cidade.
Os serviços de roçada somaram 32 milhões de metros quadrados, o equivalente a 4.500 campos de futebol. Já a manutenção de calçadas ultrapassou 224 mil m², enquanto a recuperação contínua e descontínua de pavimentos garantiu quase 80 km de melhorias viárias adicionais.
O programa Caminhar Melhor, que qualifica e amplia a acessibilidade em ruas e avenidas, avançou 19,5 km em trechos estratégicos como Wenceslau Braz, entorno do Hospital de Reabilitação do Cabral, além de ações no Xaxim, Sítio Cercado, Portão, Bacacheri, Capão Raso, São João, Uberaba, CIC e Tatuquara.
O aplicativo do 156 consolidou-se como a principal porta de entrada do cidadão: quase 95% das interações foram feitas pela plataforma. Além do app, o cidadão também pode entrar em contato no 156 via chat, telefone e portal. Somando os quatro canais, entre janeiro e setembro, o sistema registrou 12,8 milhões de atendimentos, com 565 mil solicitações transformadas em protocolos.
A qualidade também se manteve alta: a Central 156 registrou 95% de satisfação, e os serviços executados pelas equipes municipais alcançaram 76% de aprovação.
A SGM promoveu capacitações que totalizaram 489 participações de teleatendentes da Central 156 em temas como Passe Escolar, IPTU e Abordagem Social. O quadro de profissionais do 156 é de aproximadamente 80 atendentes, e o número de participações reflete a realização de múltiplas formações ao longo do período.
Um dos marcos de 2025 foi a modernização do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac 156), que monitora o atendimento das solicitações registradas e das consultas de informações encaminhadas à população. Um novo módulo de respostas trouxe tecnologia atualizada, mais integração e ferramentas que facilitaram a comunicação entre Prefeitura e moradores.
Outra frente em andamento é a reformulação do fluxo de atendimento às proposições legislativas, ampliando transparência e rastreabilidade nos pedidos encaminhados pelos vereadores.
A SGM também manteve forte atuação institucional. Foram recebidos cerca de 31 mil requerimentos via sistema 156 enviados pelos vereadores, além de 2.478 pedidos de informação, 727 projetos de lei, 1.180 sugestões legislativas, 180 leis sancionadas e 94 mensagens do Executivo remetidas à Câmara.
A pasta ainda coordenou ações como a Frente de Combate à dengue e o Domingo no Centro, que leva lazer, serviços e cultura ao coração da cidade. O retificador de motores Maximiliano Bortolato, 37 anos, esteve em algumas edições com sua esposa e o filho. “Acho ótimo ter esse movimento no Centro, com atrações culturais e serviços tudo num mesmo lugar. A gente passeia com o pequeno e ainda resolve algumas coisas”, comentou.
A infraestrutura das Ruas da Cidadania ganhou reforço, com destaque para a entrega da nova unidade da CIC, totalmente modernizada e com espaço ampliado para convivência e oferta de serviços. O espaço já recebe elogios. “Eu adorei, é só um pulo da minha casa e já estou aqui dentro, já resolvo tudo. Não preciso ir lá para cima, não preciso gastar dinheiro de passagem. Acho que todo mundo aqui ficou feliz”, disse Rutyeli Cardoso, que mora na Vila Nossa Senhora da Luz.
A SGM também passou a integrar as ações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, integrando o atendimento e fortalecendo a atuação nos bairros.
Principais realizações da SGM em 2025
12,8 milhões de atendimentos no 156
95% de satisfação na Central 156 e 76% nos serviços executados
2.400 km de manutenção asfáltica
40.431 caixas de captação recuperadas
32 milhões de m² de roçada
224 mil m² de calçadas atendidos
19,5 km de melhorias pelo Caminhar Melhor
52.763 solicitações atendidas via 156
Modernização do Siac 156 com novas funcionalidades
Integração da Defesa Civil à SGM
Entrega da nova Rua da Cidadania CIC
Fonte:Blog do Tupan