Na noite de terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene em homenagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul 2, além de lideranças religiosas da Igreja Católica no estado. A iniciativa, proposta pelo presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (REP), e outros parlamentares, visa reconhecer a significativa contribuição da Igreja nas áreas social, educativa, cultural, missionária e na promoção da Dignidade Humana.
O deputado Alexandre Curi enfatizou a importância do trabalho realizado pela Igreja, que vai além da disseminação da palavra, incluindo ações sociais, como a recuperação de dependentes químicos. "Hoje a Assembleia do Paraná presta uma homenagem em nome dos 12 milhões de paranaenses, agradecendo todo o esforço da Igreja Católica em nosso estado", afirmou durante a cerimônia.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), também esteve presente e destacou o simbolismo da homenagem. Ele ressaltou que a Assembleia representa a população paranaense e que a homenagem reflete a gratidão da sociedade pelo que a Igreja Católica realiza. "A Igreja atua na saúde por meio das Santas Casas, cuida da terceira idade com a Pastoral do Idoso e administra asilos e orfanatos com a Pastoral da Infância", observou.
Ratinho Júnior mencionou ainda o crescimento do turismo religioso, impulsionado pelos santuários que atraem fiéis e visitantes. Ele ressaltou a importância da colaboração entre a Igreja e o poder público, destacando que a atuação da Igreja é fundamental para a sociedade paranaense.
A sessão contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Arcebispo de Londrina, Volodemer Koubetch, e representantes de instituições religiosas. O evento foi um momento de reconhecimento e celebração do papel da Igreja Católica na comunidade, enfatizando suas ações em prol da cidadania e da solidariedade.
A Assembleia Legislativa também discutiu outros temas relevantes, como a criação do Banco de Ração e da Farmácia Popular Veterinária do Paraná, além de iniciativas voltadas para a saúde e o meio ambiente, como o projeto que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa. Essas pautas refletem o compromisso da Casa com a melhoria da qualidade de vida da população paranaense, em parceria com diversas entidades e movimentos sociais.

