PUBLICIDADE

TOPO SITE

Perdemos água doce suficiente para 280 milhões de pessoas

Os continentes estão secando a uma velocidade sem precedentes, perdendo cerca de 324 bilhões de metros cúbicos de água doce por ano
Oceanos e continentes — Foto: oceanos e continentes Crédito: Universidade de Sou

Os continentes estão secando a uma velocidade sem precedentes, tornando-se o maior contribuinte individual para a elevação do nível do mar global. As grandes massas de terra perdem anualmente cerca de 324 bilhões de metros cúbicos de água doce, volume equivalente a quatro piscinas olímpicas drenadas a cada segundo e suficiente para abastecer as necessidades anuais de 280 milhões de pessoas.

O fenômeno é impulsionado principalmente pela extração insustentável de águas subterrâneas para agricultura e consumo humano, agravada pela evaporação e pelo derretimento de geleiras. Os impactos são severos e atingem com mais força as regiões mais pobres e dependentes da agricultura.

Apenas na África Subsaariana, as secas eliminam entre 600 mil e 900 mil empregos por ano. A crise também ameaça a biodiversidade global, elevando o risco de grandes incêndios florestais em pelo menos 17 das 36 áreas de maior riqueza biológica do planeta.

Existem soluções para reverter a tendência, como a eficiência agrícola, o comércio virtual de água e a governança eficaz. Um futuro com uso sustentável da água é possível, mas exigirá ação coordenada e imediata em escala global.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima