PUBLICIDADE

TOPO SITE

Acordo UE-Mercosul pode demorar, mas benefícios valerão por décadas

A implementação do acordo pode levar três anos, mas trará estabilidade regulatória e atração de investimentos para o Brasil

A aprovação do acordo entre União Europeia e Mercosul deve demorar três anos. No entanto, a perspectiva de longo prazo é de que a implementação reflita em maior estabilidade regulatória e atração de mais investimentos para o Brasil. O acordo tem várias vantagens para o Brasil, não só de acesso a um mercado premium como grande, mas também de atração de investimentos e de estabilidade regulatória.

O acordo sofre forte oposição liderada pela França, que junto a Irlanda, Polônia e Hungria, votou contra a aprovação. Uma alternativa para atrasar o processo seria um novo pedido de judicialização da proposta no Tribunal de Justiça da UE. Para atrair o apoio da Itália, negociadores fizeram concessões ao setor do agronegócio europeu, com consenso para a antecipação de cerca de 45 bilhões de euros em recursos da Política Agrícola Comum a partir de 2028.

Grupos empresariais celebraram o acordo, destacando a oportunidade de abertura comercial promovida pelo acordo. O acordo é uma grande vitória, tem uma longa implementação, mas os benefícios valerão por décadas. A atração de investimentos e de estabilidade regulatória dar previsibilidade para investimentos e para comércio.

A votação dos eurodeputados pode levar um ano, enquanto o prazo considerando as votações nos parlamentos latino-americanos deve tomar até três anos. Além disso, algumas seções do acordo que extrapolam a política comercial ainda precisarão ser votadas nos parlamentos nacionais dos membros da UE, seguindo os procedimentos de cada país.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima