O mês de outubro no Paraná será marcado pela influência de frentes frias e chuvas dentro da média histórica, conforme o boletim divulgado pelo Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), vinculado ao Governo do Estado. Apesar da previsão de instabilidade, o coordenador de operações do Simepar, Marco Jusevicius, descarta a ocorrência de frio intenso como o registrado no inverno, projetando variações pontuais de temperatura após a passagem dos sistemas.
De acordo com o Simepar, duas frentes frias devem cruzar o estado nas primeiras semanas de outubro, trazendo consigo um aumento no volume de chuvas e a possibilidade de tempestades nas regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul do Paraná. Nestas áreas, há um alerta para tempo severo, com trovoadas e rajadas de vento que podem impactar o cotidiano.
Enquanto isso, as regiões Norte, Campos Gerais, Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba devem experimentar precipitações menos intensas, com chuvas mais isoladas durante a passagem das frentes frias. Entre a passagem de um sistema e outro, o tempo deve se firmar, com predomínio de sol e elevação das temperaturas, especialmente no Norte, Noroeste e Oeste, onde os termômetros poderão ultrapassar os 34 °C.
A segunda metade de outubro reserva um cenário de maior presença do sol e elevação das temperaturas em todo o estado. Contudo, o Simepar alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período da tarde, bem como para a ocorrência de ondas de calor prolongadas, com maior probabilidade nas regiões Norte e Noroeste do Paraná.
O Simepar informa que as chuvas em outubro devem se manter próximas aos volumes médios históricos, com variações regionais. Por exemplo, na RMC (Região Metropolitana de Curitiba) e Jaguariaíva, a previsão é de 100 a 125 mm, enquanto no Oeste e Sudoeste, em áreas como Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, os acumulados podem chegar a 225 a 250 mm.
Fonte: http://ric.com.br