PUBLICIDADE

TOPO SITE

Trump pressiona Cuba sobre petróleo e dinheiro venezuelanos

O presidente dos EUA pediu que Cuba feche um acordo ou enfrente consequências

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu que Cuba feche um acordo ou enfrente consequências, alertando que o fluxo de petróleo e dinheiro venezuelanos será interrompido. O republicano tem voltado sua atenção para a ilha desde que forças norte-americanas capturaram o ditador venezuelano Nicolás Maduro. Trump afirmou que não haverá mais petróleo ou dinheiro indo para Cuba e sugeriu que a ilha deveria negociar com Washington.

O presidente cubano Miguel Díaz-Canel rejeitou a ameaça nas redes sociais, afirmando que Cuba é uma nação livre, independente e soberana. O ministro das Relações Exteriores do país, Bruno Rodríguez, respondeu que o país mantém o direito de importar combustível sem interferência ou subordinação às medidas coercitivas unilaterais dos EUA.

A estratégia da administração Trump de confiscar petroleiros venezuelanos sancionados já agravou a crise de combustível e eletricidade no país cubano. Os EUA apreenderam um quinto navio que, segundo o governo, transportava petróleo sancionado.

Venezuela é a maior fornecedora de petróleo da ilha, mas nenhum carregamento partiu dos portos venezuelanos desde a captura de Maduro. O país envia cerca de 35 mil barris de petróleo por dia à ilha.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima